Gastroplastia Endoscópica

Redução do estômago por endoscopia

O que é a Gastroplastia Endoscópica?

É um procedimento realizado via endoscopia digestiva, sem cortes. São realizados pontos no estômago (costuras), deixando-o em forma tubular. Não compromete a função do órgão, havendo somente a diminuição da sua capacidade e alteração do esvaziamento gástrico.

O paciente passa a sentir uma saciedade precoce e mais duradoura.

Para quem é indicado?

  • Pacientes com IMC entre 30 e 39.9 (grau de obesidade I e II), mas pode ser considerada no sobrepeso e obesidade grau III.
  • Pacientes que já realizaram tratamentos clínicos e de comportamento, sem sucesso ou que já tentaram outros métodos, como balão intragástrico.
  • Pacientes que tenham indicação de tratamento cirúrgico mas que preferem uma forma menos invasiva para o controle da obesidade.

 

Qual a perda de peso esperada?

A perda de peso média está entre 20-25% do peso total. A idade mínima considerada para o tratamento é de 18 anos, mas já existem estudos com resultados promissores para adolescentes.

Como é realizada?

O procedimento deve ser realizado em ambiente hospitalar e acompanhamento multidisciplinar. Em média o procedimento demora 1 hora, sob anestesia, e realizada por médico endoscopista.

Existe contra indicação?

Sim. Como todos os procedimentos médicos existem as contra indicações absolutas e relativas. A avaliação com médico endoscopista é fundamental para avaliar a indicação e benefícios.

O que devo fazer após o procedimento?

A mudança de hábitos é a base para o sucesso dos tratamentos endoscópicos para o sobrepeso e obesidade. A nossa equipe multidisciplinar de psicólogos e nutricionistas, irá ajudar você a atingir essas metas e manter o equilíbrio nutricional, físico e mental.

Mude o seu estilo de vida hoje e viva melhor o amanhã!

Perguntas Frequentes

Tire suas dúvidas em relação ao procedimento

Não aceitamos nenhum plano de saúde ou receita rosa do SUS. Mas temos pagamento facilitado no cartão de crédito ou cheque.

O procedimento é realizado em ambiente hospitalar.

Sim, o paciente precisa fazer jejum de 8hs. O recomendado na véspera é uma dieta leve.

A sedação endovenosa é realizada na maior parte dos casos. Para a sua segurança e conforto, todos os procedimentos são realizados com médico anestesista.

Sim, é necessário levar um acompanhante ou responsável.

Sim, em até 6 semanas o procedimento pode ser reversível. Para isto, é necessária uma endoscopia terapêutica para soltar a sutura.

Não é necessário o uso da medicação ou suplementação vitamínica permanente. O procedimento é restritivo e não causa disabsorção. Após o procedimento é necessário mudanças na orientação nutricional e alguns pacientes podem necessitar de aporte de vitaminas por um breve período, mas não permanente.

O paciente retorna as suas atividades após 7 dias do procedimento.

As atividades físicas leves estão liberadas após 7 dias do procedimento e deve sim iniciar. Inicie por caminhadas diárias de 20-30 minutos e faça uma progressão lenta. Após 30 dias do procedimento atividades moderadas devem ser iniciadas. O exercício físico faz parte do seu tratamento, promove melhores resultados e diminui a chance de reganho.

As atividades sexuais estão liberadas após 7 dias do procedimento.

Agende sua 1ª avaliação gratuita

Basta preencher o formulário que retornaremos o contato

Clínica Endos ES
online

Informe seus dados para iniciarmos uma conversa :)

Procedimento de interesse: